top of page

Oficina de prevenção e conscientização sobre a pandemia no SAICA Arco-íris.


Desde meados de Abril de 2021 as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente na Casa Arco-Íris têm realizado oficinas de desenho e pintura, customização de máscaras com o apoio dos colaboradores gerenciados pela ABRASCE (Associação Brasileira de Apoio a Saúde, a Cultura e a Educação) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEAS) de São Vicente.

Todos os dias as crianças são divididas em grupos para realização de atividades lúdicas que vão desde os desenhos, pintura, customização de máscaras para o uso pessoal.

Francisco, facilitador da formação continuada da ABRASCE, o idealizador da oficina explica que, o essencial é a conscientização das crianças e adolescentes na prevenção com o uso de máscara, distanciamento social e o uso adequado do álcool em gel.


A covid-19 deixa marcas:

Como nem tudo são flores e nem todos os dias tem sol, a Casa Arco-íris acolheu um casal de irmãos adolescentes que perderam sua mãe, vítima da covid-19.

Segundo Secretaria de Assistência Social (SEAS) e a ABRASCE (Associação Brasileira de Apoio a Saúde, a Cultura e a Educação) todas as medidas de proteção estão sendo aplicadas de acordo com estatuto da criança e do adolescente (ECA), assim como os demais acolhidos.

Todas as atividades servirão para realização de uma exposição na sede da Secretaria de Assistência social e na sede da ABRASCE no município de São Vicente/SP.

Dominando boa parte do noticiário e das rodas de conversas, o coronavírus também virou assunto onde os acolhidos fazem questionamentos com os funcionários para saberem mais sobre a doença.

E a turminha está afiadíssima todas as crianças e adolescentes estão recebendo reforço nas orientações sobre higiene e conscientização

Por isso a necessidade de alertá-los do uso correto da máscara e outras medidas preventivas, como o distanciamento entre as pessoas, higienização das mãos entre outras medidas.

Todas as atividades serão expostas na sede da secretaria mantendo o distanciamento social onde as próprias crianças e adolescentes farão a visitação com a inauguração dos seus desenhos expostos. Inclusive usando suas mascaras customizadas no dia 18 de Maio de 2021 as 14:00 horas onde em razão da pandemia ficarão exposto para os funcionários do prédio da Prefeitura de São Vicente C.A.M Complexo Administrativo Municipal.


Sobre a Casa Arco-íris

O abrigo institucional atende menores de 0 a 17 anos e 11 meses de idade.

Assim que a criança ou adolescente chega no Arco Iris, a equipe técnica do serviço, elaborara um Plano de Atendimento Individual e Familiar no qual constam objetivos, estratégias e ações a serem desenvolvidos tendo em vista a superação dos motivos que levaram ao afastamento do convívio e o atendimento das necessidades específicas de cada situação.

Todos os esforços são empreendidos para preservar e fortalecer vínculos familiares e comunitários das crianças e dos adolescentes.


As instalações contam com espaço amplo, quartos feminino e masculino, banheiros adaptados, copa, cozinha, sala de estar, brinquedoteca e biblioteca.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social (SEAS) e a ABRASCE (Associação Brasileira de Apoio a Saúde, a Cultura e a Educação) organização social que possui gestão compartilhada com a SEAS, o objetivo principal da abordagem sócio educativa é que os assistidos se sintam como se estivessem no próprio lar, garantindo a liberdade de Crença e Religião, respeitando à autonomia da criança e do adolescente e bem como o respeito à diversidade.







0 comentário
bottom of page