RESIDÊNCIA INCLUSIVA - Termo de Colaboração n° 01/2020
     Casa Branca - SP

local.png

A Residência Inclusiva é um serviço de acolhimento e abrigamento institucional de jovens e adultos com deficiência e dependência de cuidados, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar. 
O serviço foi inaugurado em 10 de 2020 janeiro (do corrente ano), atendendo as políticas públicas concernentes à Proteção Social Especial de Alta Complexidade, referenciada pela Diretoria de Promoção Social do Município.
O trabalho é voltado para a desinstitucionalização, (re) inserção e reabilitação psicossocial da clientela que, no momento, é composta por 10 residentes egressos de instituições de longa permanência em situação de vulnerabilidade social.

logoResidencia.png

O objetivo da Residência Inclusiva é ofertar uma atenção qualificada que promova a inclusão dos residentes na vida comunitária, garantindo os benefícios assistenciais e que contribua para a efetivação das políticas públicas voltadas a esta clientela.

Um aspecto importante a ser apontado é que desde o início dos trabalhos com os moradores, foram realizadas estratégias que visavam os aspectos emocionais do processo de adaptação dos residentes. Para isso, um dos métodos utilizados foram os recursos pictóricos para que pudessem expressar os conteúdos subjetivos envolvidos no processo de mudanças aos quais foram submetidos.

São utilizadas como estratégias internas de intervenção junto aos residentes: Assembleias, Grupos Operativos, Atividades de Condicionamento Físico e Estimulação Psicomotora, Atividades Recreacionais, Projeto de Horta Suspensa, Projeto de Revitalização dos Jardins, entre outras, que auxiliam no desenvolvimento das atividades de vida diária e de vida prática dos mesmos, bem como a articulação e interlocução com a rede de assistência e de cuidados do município afim de efetivar o ingresso dos mesmos nos serviços comunitários.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11